fbpx

INDICA – 5 documentários para você olhar o outro.

O que nos torna humanos?


Ao longo deste ano conversamos muito sobre como é importante ter empatia pela realidade do outro, nãos estamos sozinhes neste mundo e só quando tivermos consciência de que nossas ações impactam outras pessoas e o planeta, é que vamos conseguir caminhar para uma sociedade com práticas que sejam coletivas e positivas.

Separamos 5 documentários que tratam das nossas relações e condições humanas.

Human

o projeto recém-lançado Human se propõe a ser algo mais. Em seu mais novo trabalho, o fotógrafo e cineasta francês Yann Arthus-Bertrand entrevistou mais de 2 mil pessoas em 63 idiomas e percorreu 70 países em três anos. Um trabalho e tanto, que tem o objetivo de refletir sobre a condição humana. Ao final, 200 depoimentos são mostrados ao público, em três vídeos com cerca de 1h30 cada. Os assuntos abordados são universais: o primeiro vídeo trata de amor, condição feminina, trabalho e pobreza; o segundo fala sobre guerra, perdão, homossexualidade, família e vida após a morte; o terceiro aborda felicidade, educação, deficiência, corrupção e o sentido da vida.

Mulher

Dirigida por Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand, a produção dá voz a 2 mil mulheres de diferentes idades, raças e cores espalhadas por 50 países diferentes, inclusive o Brasil. Entre os temas abordados do documentário estão maternidade, educação, casamento, independência financeira e sexualidade. Além disto, “Mulher” faz uma abordagem de casos cometidos contra mulheres ao redor do mundo e mostra, também, a força feminina para superar tais obstáculos, adversidades e traumas.

Mensagens da terra

“Mensagens da Terra” é um documentário que apresenta ao grande público os sentimentos, opiniões e visões de quatro indígenas que refletem sobre a realidade local e global e provocam o público a repensar o que se entende hoje por “civilização”, e para onde tem ido essa dita civilização.

A Morte e a Vida de Marsha P.Johnson

Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país. O documentário esta disponível na Netflix.

Absorvendo tabu

O documentário retrata o processo de implementação de uma máquina que produz absorventes biodegradáveis. Melhores condições de saúde e a chance de desenvolver uma nova habilidade para a promoção da independência financeira. O documentário esta disponível na Netflix.

Já assistiu algum destes?
Conta pra gente o que achou, vamos conversar!

@

DEIXE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES!

Saiba quando vai acontecer a próxima feira, os próximos eventos, cursos e workshops.

Loading